Foram essas as derradeiras palavras que Jacques de Monay, o 22o e 'ultimo Gr~ao-Mestre da Ordem dos Templ'arios, proferiu antes das chamas lhe levarem a vida. Acesa a fogueira no pelourinho nos fundos da catedral de Notre-Dame em Paris, ele ali expiou ao anoitecer do dia 18 de marco de 1314, imprecando opposite o Papa, o Guarda-selos do rei, e o pr'oprio soberano da Franca. E tinha toda a raz~ao em lancar o an'atema opposite os tr^es. Sete anos antes, um s'ordido conluio entre o rei Filipe IV, o belo, e o Papa Clemente V, tendo o fiel Nogaret como the person responsible for, selara-lhe o destino.
At'e ent~ao a ordem dos monges guerreiros de manto branco e cruz vermelha fora um colosso militar e financeiro. Na noite do dia 12 para 13 de outubro de 1307, as suas instalac~oes, por todas as partes do reino, viram-se invadidas pelos oficiais de Filipe IV. Entire seus edif'icios em Paris, denominados Ville Neuve du Summit.
Para suprema inf^amia dos cavaleiros aprisionados, seus 'ultimos dirigentes, al'em de terem perdido tudo, foram arrastados aos tribunais reais denunciados por Nogaret, o jurista do rei, pelas pr'aticas de heresia e de pederastia.
Num processo forjado, nos quais os procedimentos inquisitoriais foram aplicados com a m'axima crueldade poss'ivel, acusaram-nos de serem adoradores pag~aos do diab'olico Baphomet, de cuspirem na cruz, de negarem os sacramentos e de se entregarem a licencas sexuais uns com os outros. Arrancaram-lhes as confiss~oes por meio de terr'iveis torturas e outros tormentos, quando, em meio aos urros de dor, com as carnes dilaceradas e queimadas pelo largo uso que os inquisidores fizeram do strappado e do braseiro, concordaram em dizer aos seus supliciadores o que eles queriam ouvir.
Filipe, o belo, aticado pelas intrigas de um traidor, um ex-cavaleiro chamado Esquiseu de Floyran, o Judas dos Templ'arios, n~ao se conformara em desmantelar-lhes as instalac~oes e confiscar-lhes os valores, quis tamb'em desonr'a-los para sempre. Por isso, acusou-os de sodomitas. Den'uncia estendida a De Monay e a outros 140 cavaleiros postos a ferros (54 deles expiram pelo fogo).
Franco-macons e jesu'itas
O fim dos Templ'arios na Franca e o mist'erio que pairava sobre a Ordem t^em provocado desde ent~ao muitas fantasias, produzindo uma prodigiosa bibliografia que nunca mais parou de crescer. Apaixonados pelo ocultismo, admiradores das seitas secretas, simpatizantes das teorias conspirativas, cacadores de tesouros perdidos ou simples curiosos, associaram-se ao longo desses s'eculos todos para imaginarem ou darem foros de verdade as mais diversas e incr'iveis hist'orias sobre eles. Todavia, dois fatos concretos a Ordem dos Templ'arios terminou por inspirar, uma de vi'es at all e a outra religiosa: a Franco-Maconaria e a Companhia de Jesus.
As primeiras lojas mac^onicas sup~oe-se que aparecidas entre 1212 e 1272, herdaram-lhes o gosto pelo protocolo secreto e pela imposic~ao do sigilo aos seus iniciados, enquanto que In'acio de Loyola, que fundou a ordem dos jesu'itas, em 1534, neles se inspirou para dar corpo a um empreendimento religioso que, al'em do estudo e da devoc~ao, obedecesse `as regras da disciplina militar, agindo como os soldados de Cristo na luta opposite a heresia e o paganismo. Deste modo, os famosos Exerc'icios Espirituais fixados por ele seriam uma reviv^encia mais espiritualizada da R'egle du Summit (o conductor religioso-militar adotado pelos monges templ'arios por orientac~ao de Bernardo de Clarival).
Quanto ao destino da monarquia francesa torna-se pertinente observar que se em 1307 os cavaleiros da Ordem viram-se atacados no Templo de Paris pelos emiss'arios armados do rei, este mesmo pr'edio, quase cinco s'eculos depois, serviu como pris~ao do rei Lu'is XVI e da sua fam'ilia durante a Revoluc~ao Francesa de 1789: o Le Summit.
Dali, retirados das celas da Journey Carr'ee, depois de condenados, os soberanos destitu'idos foi conduzido `a execuc~ao pela guilhotina no ano de 1793, um em janeiro e o outro em outubro. Como o n'umero de franco-macons, que se entendiam como sucessores dos templ'arios, era expressivo nos meios insurgentes e revolucion'arios, pode-se perceber o ocorrido como um hist'orico acerto de contas, ainda que por estranhas vias, da desaparecida Ordem dos Templ'arios com a Monarquia francesa. Robespierre, o incorrupt'ivel grande-mestre da revoluc~ao, vingou De Monay.
Credit: esoteric-soup.blogspot.com