Ao olharmos a imagem de Ganesha, semideus hindu, devemos procurar compreender a simbologia que ele representa, ou seja, a evoluc~ao do homem no caminho da divindade. Os hindus foram os que mais desenvolveram a arte do simbolismo sem o qual as est'orias se transformam em absurdos sem sentido.Segundo o mito, Ganesha 'e filho de Shiva (representante na trindade divina da destruic~ao e da regenerac~ao) e foi gerado por Parvati (sua esposa) para que ele impedisse a entrada de qualquer um dentro de sua casa, sempre que Shiva se encontrasse em meditac~ao no Himalaia. Como esses per'iodos de meditac~ao duravam mil^enios, quando Shiva retornou, n~ao foi reconhecido por Ganesha que n~ao deixou que ele entrasse em casa.Ap'os longo combate, Shiva cortou a cabeca do filho com seu tridente. Neste momento, Parvati se aproximou e, revoltada, resolveu se afastar da exist^encia. Shiva assustou-se porque Parvati representava a mat'eria, parte crucial da criac~ao, e prop^os que faria qualquer coisa para reabilitar-se perante ela. Parvati exigiu ent~ao que Ganesha, dali em diante, fosse venerado antes de qualquer ritual. Shiva ordenou a seus guardas que lhe trouxessem a cabeca do primeiro animal que encontrassem na floresta. Ao entregarem a cabeca de um elefante, Shiva fez com que Ganesha revivesse.Simbolicamente o elefante 'e bastante prop'icio para demonstrar o caminho da evoluc~ao do homem na busca da espiritualidade e da imortalidade.O cortar a cabeca simboliza cortar as velhas id'eias em busca de novos valores. As orelhas grandes do animal representam a capacidade de escutar o conhecimento, condic~ao b'asica de um s'abio. Sua enorme cabeca reflete a possibilidade de analisar este conhecimento. A tromba representa a discriminac~ao entre o sutil e o mais grosseiro, a diferenciac~ao entre o mundo things e o transcendental, pois, com ela, o elefante 'e capaz de arrancar uma 'arvore ou pegar um pequeno objeto.Uma de suas presas quebradas demonstra a imperfeic~ao e o fato de j'a ter superado a luta dos opostos, t~ao presente na vida do homem, a dial'etica do bem e do mal, da alegria e da tristeza, da vida e da morte. A barriga grande indica que Ganesha j'a digeriu o conhecimento e os obst'aculos. Por isso ele 'e conhecido como o removedor de obst'aculos. Afinal, o maior entrave do homem 'e sua ignor^ancia.Ele tamb'em tem sempre um dos p'es levantados e o outro no ch~ao, pois ao s'abio 'e necess'aria a elevac~ao, mas sem perder a humanidade. Aos seus p'es sempre h'a um rato, s'imbolo de descontrole e da voracidade, que muitas vezes lhe sustain de montaria, significando a capacidade do homem de dominar seus desejos, pois o verdadeiro s'abio tamb'em tem desejos, por'em eles est~ao sob seu controle.A machadinha em suas m~aos n~ao pode ser esquecida, pois simboliza n~ao s'o o desapego, mas tamb'em a capacidade de fazer justica. Afinal de contas, ele 'e filho de Shiva (representante da destruic~ao e da regenerac~ao na trindade hindu) e irm~ao de Kartikeya (semi-deus da guerra).A m~ao best part esquerda leva um laco e ou um lotus - Com o laco ele prende a atenc~ao na verdade, na realidade suprema, ou seja no Eu absoluto. O Lotus 'e a natureza pura, absoluta e imaculada.A m~ao inadequate direita abencoa com Abh~aya Mudr~a - Esta mudr~a abencoa com prosperidade e destemor. Freq"uentemente encontramos um Japamala (Japa = repetic~ao, Mala = cord~ao ou colar: objeto antigo de devoc~ao espiritual, conhecido tamb'em como ros'ario de orac~oes no ocidente), mostrando que esta prosperidade est'a na forma de Japa (repetic~ao de um repeat) a mais eficaz t'ecnica de preparac~ao da mente.A m~ao inadequate esquerda oferece Modaka - Modaka 'e um doce de leite e arroz tostado que representa a satisfac~ao, a plenitude que se alcanca com um caminho de disciplina e auto conhecimento.Seu repeat 'e o OM SRI GANESHAYA NAMAH e recitando voc^e muda seu estado vibracional com isso voc^e se prepara para a remoc~ao de obst'aculos, sucesso e tudo mais j'a dito.Sendo o removedor de obst'aculos prestar rever^encia a Noble Ganesha 'e querer comecar qualquer tipo de trabalho com o p'e direito.
Reference: pagan-space.blogspot.com