Monday, March 14, 2011

O Liber Umbrarum E O Livro Das Sombras

O Liber Umbrarum E O Livro Das Sombras
Todo Coven deve possuir um livro denominado Liber Umbrarum. Nele, escritos `a m~ao pelos Senhores, devem estar todos os rituais contidos neste livro, acrescidos de novos ritos criados pelo Coven. Nele tamb'em devem ser registradas a entrada de novos membros e a sa'ida de membros para fundarem novos Covens. Os Senhores do Coven devem registrar no livro todos os participantes e datas de rituais realizados. Qualquer membro do Coven pode incluir feiticos, poesias ou desenhos no Liber Umbrarum, com a devida autorizac~ao dos Senhores. Quando um novo Coven for fundado, seus Senhores t^em o direito de copiar o que desejarem do Liber Umbrarum do Coven principal.Cada bruxo deve possuir um livro, escrito `a m~ao, chamado Livro das Sombras. Recebe esse nome por que seus registros s~ao apenas uma 'sombra' da experi^encia que significaram. Nele devem ser registrados impress~oes pessoais do bruxo sobre ritos realizados, coment'arios sobre sua evoluc~ao na Arte, rituais pessoais, feiticos e escritos sobre herbalismo, artes divinat'orias, mitologia ou qualquer assunto que for de seu interesse. Qualquer membro do Coven pode pedir ao dono de um Livro das Sombras para copiar determinado feitico ou escrito, desde que n~ao se trate de registro de experi^encias pessoais. Se o pedido n~ao ferir seu direito `a privacidade, o bruxo n~ao deve negar este direito `a seu Irm~ao.

INSTRUMENTOS M'aGICOS E TALISM~aSUm Coven deve dispor dos seguintes instrumentos m'agicos:

* Um caldeir~ao de ferro, de tamanho pequeno ou m'edio.
* Um incens'ario ou pira.
* Um c'alice, de prefer^encia de metal.
* Um pentagrama, de metal (preferencialmente cobre) ou cer^amica.

Cada bruxo deve possuir obrigatoriamente de uma faca de aproximadamente quinze cent'imetros. Se poss'ivel, seu cabo deve ser negro. D'a-se a essa faca o nome de Athame. 'E a principal arma do bruxo.Wiccans geralmente usam talism~as dentro de um c'irculo (ou tamb'em fora dele). Seja ele um anel ou um cord~ao com um pingente, 'e necess'ario que tenha a forma circular, para caracterizar a Roda do Ano e o Ciclo de Nascimento e Renascimento. Preferencialmente deve ser feito de prata, metal dedicado `a lua e `a nossa Deusa. Os pingentes mais comumente usados s~ao o pentagrama (com a ponta para cima, como s'imbolo do dom'inio da vontade sobre os elementos, ou com a ponta para baixo, como s'imbolo do sacerd'ocio do Deus de Chifres), a lua crescente (s'imbolo do sacerd'ocio da Deusa), o ankh (s'imbolo eg'ipcio da vida eterna) e o utchat (ou olho de H'orus, s'imbolo da protec~ao divina). Alguns an'eis mais usados: an'eis com o pentagrama, an'eis com forma de serpente (s'imbolo da energia sexual) e an'eis com s'imbolos r'unicos. No que tange aos talism~as, vale uma das regras de ouro da Arte: "Faca da maneira que lhe for confort'avel". N~ao h'a regras fixas. A escolha, neste campo, 'e pessoal.Rituais de consagrac~ao para todos os instrumentos e tamb'em para talism~as s~ao oferecidos em diversas obras; escolha os que lhe parecerem melhores, ou crie-os sozinho.

O ALTARO altar deve ser sempre posicionado no quadrante Sul do C'irculo, correspondente ao elemento Terra. Como j'a foi dito, pode ser uma mesa, um tronco ou um simples pano disposto aos p'es do c'irculo.Em cima do altar deve estar o seguinte:Figuras representando os Deuses. Ela `a esquerda, ele `a direita. Estas figuras podem ser substitu'idas por s'imbolos: uma concha para a Deusa, um chifre para o Deus, ou qualquer coisa que tenha significado sagrado para os bruxos do Coven. Ao lado de cada representac~ao dos Deuses deve estar uma vela.

* O incens'ario.
* O c'alice.
* Um pote com 'agua e um pote com sal.
* Os athames dos bruxos.
* O Liber Umbrarum.
* A vela verde do Sul.
* No centro do altar, o pentagrama.

O Liber Umbrarum pode tamb'em ser colocado em uma mesa reservada s'o para esse fim. O prato com o alimento e a garrafa com a bebida que ser~ao usados no rito fica em baixo do altar.Se estiver sendo usada uma toalha no altar, d^e prefer^encia `as seguintes cores: azul, verde e marrom. Tamb'em podem ser usadas toalhas estampadas ou bordadas por membros do Coven. No caso de um altar no ch~ao, pode ser utilizado um pequeno tapete, produzindo um efeito interessante.

http://casadabruxajadefenix.blogspot.com.br/2011/08/o-coven.html